Tiveram início esta semana as obras de recuperação da ERS-149, que liga São Sepé a Nova Palma, na Quarta Colônia. O serviço integra o pacote de investimento do Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) da região de Santa Maria e Cachoeira do Sul, que envolve um investimento de R$ 46 milhões para a restauração de um trecho de 90 quilômetros da rodovia estadual. O recurso é proveniente do Banco Mundial (Bird).
Gerenciado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o Crema é um programa amplo para a reforma das estradas sob responsabilidade do governo do Estado no Rio Grande do Sul. Além da ERS-149, também haverá obras em outras rodovias que cruzam pelos municípios da Quarta Colônia, como Silveira Martins, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine.
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– Estamos investindo pesado na malha viária da região central do Rio Grande do Sul. Ao todo, serão R$ 158,17 milhões para revitalizar 251,26 quilômetros de rodovias – afirma o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.
Segundo ele, todas as estradas estão recebendo serviços de manutenção especial, como roçada, limpeza dos dispositivos de drenagem e manutenção asfáltica. A RSC-287, principal ligação de Santa Maria com Porto Alegre, também passa por reforma. Os serviços estão concentradas perto da Base Aérea de Santa Maria e de Agudo.
Na ERS-149, a recuperação começou pelo segmento entre a BR-392 (faixa de São Sepé) e Formigueiro. Segundo o o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, o cronograma prevê que os serviços seguirão em direção a São João do Polêsine. De acordo com a Secretaria de Transportes, os trabalhos de preparação da pista tiveram início em julho, como a roçada, o corte de árvores, a limpeza dos dispositivos de drenagem, entre outros.
PONTE DE TUNAS É RECUPERADA
Na semana passada, o Daer fez a recuperação da base de madeira da histórica ponte de ferro sobre o Rio do Balneário das Tunas, no limite entre Formigueiro e Restinga Seca. O estado precário do piso era motivo de bloqueios constantes da estrutura sobre o Rio Vacacaí.
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As obras de reforma das rodovias devem durar cerca de dois anos. Após esse período, o Daer informa que seguirão as ações para a manutenção das condições de trafegabilidade, o que ficará a cargo das empresas contratadas pelo Crema até 2021.
* Com informações da assessoria de comunicação do Daer-RS)